WILLIAN FAULKNER

Bom dia!!! Seguindo nossa maratona dos 10 melhores, apresento-lhes WILLIAM FAULKNER. Vamos conhecer sua trajetória! Segue no final do post, o link para seus livros e poemas !

willian

Nasceu em 25 de setembro de 1897 em New Albany, Mississippi. Faulkner, trinta anos após o sul dos Estados Unidos ter sido derrotado na Guerra da Secessão. Faulkner cresceu em meio a esse ambiente, que se refletiu marcadamente em sua obra. Não tentou escrever nem reproduzir a situação do sul decadente. Ao contrário, procurou refazê-la, reconstruí-la. Através de uma incansável reconstituição de fatos e pessoas, trabalhou em busca das raízes profundas.

Faulkner descendia de antiga e ilustre família sulista à qual pertencem diversos políticos. Seu avô, William C. Falkner (o u foi acrescentado pelo escritor) foi herói da guerra civil, construiu uma linha de estrada de ferro e foi morto depois de sair vencedor de uma eleição local. Ele é retratado pelo autor como o velho Coronel Sartoris do romanceSartoris (1929) e em várias novelas. Também seu avô, banqueiro, e seu pai, comerciante, são transformados em personagens em algumas novelas e em Os Desgarrados.

Faulkner abandonou os estudos para trabalhar no banco do avô. Propenso à melancolia e à solidão, escrevia poemas, lia e tentava pintar, mas era amigo de Phil Stone, advogado que tinha relações com os jovens escritores T. S. Eliot, Robert Frost, Ezra Pound e Sherwood Anderson. Por medir somente um metro e sessenta centímetros de altura, Faulkner foi recusado pelo serviço militar americano e acabou por alistar-se na Força Aérea canadense, mas não chegou a participar da Primeira Guerra Mundial na Europa.

Depois de passar um ano na Universidade do Mississippi, em Oxford, onde estudou inglês, francês e espanhol, Faulkner foi trabalhar em uma livraria em Nova York. Logo estava de volta a Oxford, onde exerceu as profissões de carpinteiro, pintor de paredes e chefe dos Correios. Seu contato inicial com as letras se deu como jornalista da revista experimental The Double-Dealer, na qual publicava artigos e poemas ao mesmo tempo que se exercitava como escritor. Publicou seu primeiro livro, a coletânea de poemas The Marble Faun, (1924).The Marble Faun

No ano seguinte, partiu para Nova Orleans, onde conheceu Sherwood Anderson, a única influência literária que ele admite ter tido. Escreveu artigos para jornais e revistas e publicou o primeiro romance, Paga de Soldado (1926).

paga

Tendo se estabelecido definitivamente em Oxford, Faulkner casou-se com Estela Oldham em 1929 e publicou Sartoris, a primeira obra passada no mítico Condado de Yoknapatawpha, cenário da maior parte de suas obras subsequentes e O som e a fúria, sua obra-prima, em que combina técnicas experimentais de narração e violência psicológica.  Nos anos seguintes publicou seus principais livros, aqueles com os quais receberia, lentamente, o respeito da crítica, mas não o favor dos leitores: de toda sua produção, somente Santuário (1931) e Os Desgarrados foram sucesso de público.

Passou a intercalar períodos de recolhimento com outros em Hollywood, com quem sempre teve uma relação conturbada, mas a quem recorria quando precisava de dinheiro. Lá trabalhou como roteirista, habitualmente com Howard Hawks e lá teve algumas de suas obras adaptadas para o cinema. Comprou uma fazenda com o que ganhou no cinema, em 1936, mas passava o tempo caçando, pescando e ouvindo as lendas das pessoas humildes de sua terra.

Viajou pelo Japão, França e Filipinas, participando de encontros de escritores ou dando palestras. Foi nomeado Escritor Residente da Universidade de Virgínia, onde passou a viver parte do ano. Em 1950, enquanto arava a terra, recebeu a notícia de que ganhara o Prêmio Nobel referente ao ano anterior. Ganhou também por duas vezes o National Book Award com A fable (1951) e suas Collected stories(1955). A partir daí, seguiram-se vários romances: Luz de agosto(1932), Absalão, Absalão! (1936), The unvanquished (1938),Palmeiras selvagens (1939) e The Hamlet(1940).

premio

 Eterno tímido, costumava dizer que preferia a companhia de seus amigos caçadores e da gente simples de sua fazenda ao brilho das rodas literárias. Conta-se que certa vez perguntaram-lhe se seus romances não tinham começo meio e fim. “Têm, sim, mas não necessariamente nessa ordem”, foi a resposta. Tornara-se escritor movido por uma força interior que lhe proporcionava, nos melhores momentos, alçar-se à altura de seus autores prediletos: James Joyce, Cervantes, Herman Melville, Honoré de Balzac, Charles Dickens,Dostoiévsky, Tolstói, Thomas Mann, Gustave Flaubert, Joseph Conrad, Goethe e os poetas românticos ingleses. Afirmava que não saía de casa sem levar Shakespeare em um bolso e o Antigo Testamento em outro.

Faulkner faleceu de complicações cardíacas em 06 de Julho de 1962, logo depois de lançar seu último romance, “Os Desgarrados”.

Romances e novelas

  • 1926 Soldier’s Pay (Paga de Soldado)
  • 1927  Mosquitoes
  • 1929 Sartoris (Portugal: Sartoris)
  • 1929 The Sound and the Fury(Brasil e Portugal: O Som e a Fúria)
  • 1930 As I Lay Dying ((Enquanto Agonizo)
  • 1931 Sanctuary(Brasil e Portugal: Santuário)
  • 1932 Miss Zilphia Gant
  • 1932 Light in August (Brasil e Portugal: Luz em Agosto)
  • 1935 Pylon
  • 1936 Absalom, Absalom!(Brasil e Portugal: Absalão, Absalão!)
  • 1938 The Unvanquished(Brasil e Portugal: Os Invencidos)
  •  1939 The Wild Palms(Palmeiras Selvagens )
  • 1940 The Hamlet(Brasil e Portugal: A Aldeia)
  • 1948 Intruder in the Dust(O Intruso
  • 1951 Requiem for a Nun(Portugal: Réquiem por uma Freira)
  • 1954 A Fable (Brasil: Uma Fábula)
  • 1957 The Town (Brasil: A Cidade)
  • 1959 The Mansion(Brasil: A Mansão)
  • 1962 The Reivers(Brasil: Os Desgarrados)
  • 1973 Flags in the Dust

Poemas

http://kdfrases.com/autor/william-faulkner
http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/william-faulkner
http://pensador.uol.com.br/frase/MTIzMjAyNQ/

Livros

Enquanto Agonizo
O som e a Fúria
Santuário
Absalao Absalao

Referências

http://biografia.ahistoria.com.br/william-faulkner/
http://www.portaldaliteratura.com/autores.php?autor=874
http://www.lpm.com.br/site/default.asp?TroncoID=805134&SecaoID=948848&SubsecaoID=0&Template=../livros/layout_autor.asp&AutorID=649061
http://educacao.uol.com.br/biografias/william-faulkner.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/William_Faulkner
http://www.tirodeletra.com.br/biografia/WilliamFaulkner.htm

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s