O FILTRO INVISÍVEL

A tecnologia está em contante transformação. A cada dia que passa, a internet ocupa um lugar cada vez mais importante na nossa vida e essa importância vem sendo alvo de grandes empresas em busca de novos clientes. A cada clique,  a cada busca por produtos, ou curtidas em páginas,  existem rastreadores que fornecem dados para  que a internet molde nosso comportamento e se adapte as nossas escolhas. Esse é o principal assunto que Eli Pariser trata no livro ” O filtro Invisível – O que a internet está escondendo de você”.

o filtro].jpg
O Filtro Invisível – Eli Pariser

Pariser mostra nesse livro, como os filtros existentes na internet conseguem absorver informações por nós pesquisadas. Por exemplo: se pesquisarmos sobre um determinado shampoo, em nossas redes sociais ou em propagandas, esse shampoo vai nos perseguir rs e emails mostrando promoções, irão aparecer…O Google e o Facebook, são campeões nesse quesito. 

…..o Google passaria a utilizar 57 “sinalizadores” – todo tipo de coisa, como o lugar de onde o usuário estava conectado, que navegador estava usando e os termos que já havia pesquisado – para tentar adivinhar quem era aquela pessoa e de que tipos de site gostaria. Mesmo que o usuário não estivesse usando sua conta do Google, o site padronizaria os resultados, mostrando páginas em que o usuário teria mais probabilidade de clicar segundo previsão do mecanismo.
                                                                                                                          O filtro invisível

A preocupação com nossa liberdade de escolha fica evidente. Eli afirma que:

… os defensores da personalização nos oferecem um mundo feito sob medida, adaptado à perfeição para cada um de nós….

Mais até que ponto essa personalização nos deixa livres!

…Mas tem um custo: se tudo se tornar mais pessoal, talvez percamos algumas das características que tornam a internet tão interessante…

A personalização se baseia numa barganha. Em troca do serviço de filtragem, damos às grandes empresas uma enorme quantidade de dados sobre nossa vida diária – dados que muitas vezes não dividiríamos com nossos amigos…

Esse livro foi muito esclarecedor e me fez repensar sobre o que acho realmente importante e interessante. Até que ponto estou sendo beneficiada ou não. Cabe a cada um pensar nesse assunto e observar essas mudanças…. 

Anúncios

6 comentários sobre “O FILTRO INVISÍVEL

  1. histericaspontocom disse:

    Que interessante esse assunto! Eu sempre fico um pouco assustada com esse tanto de “filtros” para aprimorarem a busca ou conhecerem o usuário!Tenho a sensação de que eles acabam limitando a minha navegação. A construção do feed do facebook tb baseado no que mais curtimos ou nos amigos que mais interagimos, também me incomoda. É um assunto bem pertinente! Livro devidamente acrescentado a minha lista. Beijos 🙂

    Curtido por 1 pessoa

      • histericaspontocom disse:

        Concordo e só por meio da informação e do debate sobre esses mecanismos que poderemos nos tornar usuários conscientes. E também procurarmos outras plataformas menos “viciadas” em nos vender coisas ou apenas recolher informações pra venda. Gostei mt mesmo da dica do livro 😉 . Beijos!!

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s